Programação da Semana Cultural da Música Potiguar - Tocando Pessoas Através da Música - De 19 a 23 de Março




Programação da Semana Cultural da Música Potiguar

Tocando Pessoas Através da Música

De 19 a 23 de Março


CURSO COMO TRANSFORMAR A SUA BANDA EM UMA MICROEMPRESA

De 19 a 23/03  – Segunda a sexta
Manhãs  – 8h às 12h
Local: Sala D - Setor de Treinamento do SEBRAE-RN  (Av. Lima e Silva, 76)
Investimento (livro Música LTDA. incluso): R$ 40,00
Inscrições (Call Center do SEBRAE-RN): 0800 570 0800


Vagas: 30

DISCUSSÕES TEMÁTICAS (ACESSO LIVRE)


20/03 – Terça
Tarde – 14h às 17h
Local: Salão de Eventos - SEBRAE-RN (Av. Lima e Silva, 76)
Discussão Temática: A Música Potiguar e as Razões de uma Política Cultural para o Setor, com Francisco José Marinho – Fundação José Augusto, Maestro Bembem Dantas – UNIBAN-RN, Vlamir Cruz, representante do Fórum Permanente de Música – FPM-RN e Rodrigo Cruz, representante da Rede Potiguar de Música – RPM. Moderador: Esso Alencar.
Vagas: 30

21/03 – Quarta
Tarde – 14h às 17h
Local: Salão de Eventos - SEBRAE-RN (Av Lima e Silva, 76)
Discussão Temática: Sindicalismo Musical na Atualidade, com Paulo Sarkis Ricardo Antão, respectivamente vice-presidente e presidente do SINDMUSI-RN. Moderadora: Bruna Mara Wanderley.
Vagas: 30

22/03 – Quinta
Tarde – 14h às 17h
Local: Salão de Eventos - SEBRAE-RN (Av. Lima e Silva, 76)
Discussão Temática: A Música e o Cooperativismo – Interseções Possíveis, com Esso Alencar, presidente da Cooperativa da Música Potiguar – COMPOR e Makely Ka, fundador e atual conselheiro da Cooperativa da Música de Minas – COMUM. Moderadora: Bruna Mara Wanderley.
Vagas: 30

23/03 – Sexta
Tarde – 14h às 17h
Local: Salão de Eventos - SEBRAE-RN (Av. Lima e Silva, 76)
Discussão Temática: Direitos Autorais no RN, com André Alves Wlodarczyk (especialista em Direitos Autorais, integrante do Fórum Nacional de Música - FNM). Moderador: Cláudio Machado.
Vagas: 30

CICLO DE CINEMA MUSICAL (ACESSO LIVRE)

20/03 – Terça
Noite – 18h às 21h
Local: Auditório do Sebrae (Av. Lima e Silva, 76)
Foto: Produção
O Estado da Arte da Fuleragem 


(Curtametragem de 30 min.), Luiz Sérgio Ramos e Josemar Martins
Sinopse: O estado da arte em questão se relaciona com um conjunto de produções estéticas que se desenvolvem no Brasil contemporâneo e que, mais recentemente, vieram a se alojar sobre o guarda-chuva conceitual da "Fuleragem". Além da produção que se autodenomina "fulera", o termo cabe também ao pagode baiano, ao funk carioca, ao arrocha, ao forró “temperado” e afins. O Estado da Arte da Fuleragem questiona certo silenciar dos intelectuais e, particularmente, a ausência de autocrítica por parte do poder público, especificamente dos responsáveis pelas Políticas Culturais nas pequenas e médias cidades, principais consumidoras do gênero.


Foto: Divulgação


Milagre de Sta Luzia 


(Longametragem de 2009 | 104 min. – 1h44min), Sérgio Roizenblit


Sinopse: O Milagre de Sta Luzia é uma viagem pelo Brasil que toca sanfona conduzida por Dominguinhos, principal sanfoneiro vivo do País. Entre encontros acompanhados de muita música e reunindo depoimentos dos mais representativos sanfoneiros brasileiros, o filme faz um mapeamento cultural das diferentes regiões do Brasil onde a sanfona se estabeleceu. A película guarda preciosos registros de importantes personalidades da música popular brasileira, como o poeta Patativa do Assaré, Sivuca e Mário Zan, falecidos pouco tempo depois de sua participação no filme.

Convidado: Henrique José Cocentino
Vagas: 100

21/03 – Quarta
Noite – 18h às 21h
Local: Auditório do Sebrae (Av. Lima e Silva, 76)
Foto: Canindé Soares
 O Tocador de Flauta


(Curtametragem de 2011 | 20 min.), Eduardo Colin, Ana Carmen Nascimento e Washington Ribeiro 
Sinopse: O documentário O Tocador de Flauta apresenta o trabalho do artista potiguar Carlos Zens, mostrando o seu percurso no campo da música desde a infância até os seus quase 30 anos de carreira. O vídeo pretende valorizar a música potiguar, e principalmente se manter como registro sobre a memória do Rio Grande do Norte. Os jornalistas: Ana Carmem Nascimento, Eduardo Colin e Washington Ribeiro expõem as dificuldades, realizações e sonhos do instrumentista, professor, cantor e compositor.



Foto: Produção
Samba Riachão


(Longametragem de 2001 | 86 minutos – 1h26min), Jorge Alfredo
Sinopse: Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.

Convidada: Ana Carmem Nascimento e Josenilton Tavares
Vagas: 100

22/03 – Quinta
Noite – 18h às 21h
Local: Auditório do Sebrae (Av. Lima e Silva, 76)
Foto: Produção
O que é...? Retrato de uma canção


(Curtametragem de 2006 | 30 min.), Maurício Montecinos
Sinopse: O filme de Maurício Montecinos mostra o trabalho de preparação de quatro senhoras integrantes do Clube da Melhor Idade do Pium para a gravação e apresentação da canção O q é q o Eusébio Vai Fazer? (incluída no disco Bossta Nova, de Esso).



Foto: Divulgação
Daquele Instante em Diante 


(Longametragem de 2011 | 110 min. – 1h50min), Rogério Velloso
Sinopse: Itamar Assumpção é fonte de inspiração para Rogério Velloso na direção de Daquele Instante em Diantedocumentário de longametragem. Mergulho de dois anos  em um processo intenso de entrevistas e seleção de trechos em mais de 180 horas de gravações. Acostumado a ter o controle da situação em seus trabalhos de publicidade e videoarte, nesse caso, o diretor se permitiu experimentar mais e se deixou conduzir sem roteiro pelos encontros com pessoas que conviveram e trabalharam com o Nego Ditorevelando aos poucos a complexidade desse iconoclássico. 

Convidados: Esso Alencar e Nelson Marques
Vagas: 100

23/03 – Sexta
Noite – 18h às 21h
Local: Auditório do Sebrae (Av. Lima e Silva, 76)

Foto: Produção

Mad Dogs - Vida de Cão

(Curtametragem de 2009 | 22 min.), Byanca Vanderlei, Débora Brandão e Mariana Arêa
Sinopse: Mad Dogs - Vida de Cão é um documentário musical que visa mostrar a trajetória desta banda potiguar. Desde o inicio, passando pelas noites de segunda com as Mad Mondays, nas quais a banda teve seu reconhecimento local, indo pras Beatleweeks em Liperpool e Buenos Aires, onde representaram o Brasil num festival de bandas que interpretam Beatles, até completar seus 15 anos.

Foto: Divulgação

Fabricando Tom Zé

(Longametragem de 2006 | 90 min. – 1h30min), Décio Matos Júnior

Sinopse: Fabricando Tom Zé é um documentário que retrata a vida e obra de um dos mais controversos Tropicalistas, cujo fio condutor é sua turnê pela Europa em 2005. O filme mistura diferentes formatos de vídeo, película e animação para mostrar uma detalhada visão do universo musical de Tom Zé, para o qual um baixo e um esmeril têm a mesma importância melódica. Em entrevistas bem intimistas, ele narra diversas fases de sua vida e conta como começou sua carreira na década de 60, o ostracismo nos anos 70 e seu ressurgimento no início anos 90. O filme ainda conta com entrevistas de Gilberto GilCaetano VelosoDavid Byrne e outros. Aos 70 anos, Tom Zé, ainda é considerado um músico de vanguarda, produzindo um estilo musical único, originalíssimo.

Convidados: Banda Mad Dogs, Byanca Vanderlei, Débora Brandão e Pedro Fiúza
Vagas: 100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.