♪♫ Júlio Lima

Júlio Lima
[Natal RN]



Um artista potiguar cosmopolita

Ele decidiu não se prender a rótulos, não conter o que brota daquela inquietação que revira suas entranhas antes de nascer uma canção. E daí pode surgir desde rock, maracatu, afoxé, samba até baladas românticas. No entanto, apesar da diversidade de ritmos, é justamente esse processo criativo visceral que mantém sua identidade. Quando canta, a voz potente, enérgica e de grave pouco comum alcança o ouvinte de tal maneira que o envolve com o universo de cada música. Difícil é permanecer indiferente ao som do compositor, cantor e instrumentista Júlio Lima.

Sua interpretação foi digna de condecoração: o artista arrastou o prêmio de Melhor Intérprete do Festival de Música do Beco da Lama na edição 2009. Na mesma ocasião, ganhou também o prêmio de 2ª Melhor Música com Há Sempre Música, canção homônima de seu primeiro CD, gravado em agosto deste ano.

Para dar um gostinho do que é o trabalho, é clara a influência que Júlio tem do rock, que pode ser percebida nos efeitos de guitarras, bateria e baixo cheios de groove. Percussão, vocais e eventuais escaleta e rabeca também compõem a banda dando um sabor a mais às canções, além de contribuírem para a versatilidade do trabalho. O resultado dessa formação, com músicos que incorporam a performance vigorosa de Júlio, é um show onde ninguém fica parado.

Cosmopolita, Júlio Lima trata de assuntos de interesse social em níveis local, nacional e internacional, se mostrando crítico aos acontecimentos ao seu redor. Um dos exemplos é Choro das Arábias, que trata do ciclo de violência e guerras que destroem populações em todo o mundo. A crítica é trazida para o contexto brasileiro em O Crime Toma Conta e em Letais Pássaros (esta sobre preconceito contra negros). Há ainda músicas como o samba cômico Pária, que denuncia as precárias condições de trabalho “dos que escolhem a arte pra sobreviver” em Natal e as que falam de paixões como Cidade Luz e Sem Razão. É um músico que lida com a realidade, mesmo com poesias e melodias que são livres para viajar em outras dimensões.

Trajetória

O talento, Júlio Lima herdou do pai, o baixista e membro fundador da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, cantor do Coral Canto do Povo e baixista de música popular, Carlos Alberto de Lima (o Carlão). Mas o estilo e expressão, Júlio desenvolveu trilhando uma história musical que se entrelaça com sua origem potiguar.

Formou-se em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudou contrabaixo acústico com o mestre, professor da mesma instituição, Airton Guimarães, e guitarra e harmonia com o respeitado maestro Joca Costa. Antes disso, Júlio Lima foi autodidata em violão, começando a tocar o instrumento aos 16 anos. Foi dessa maneira que o músico pôde ter o domínio completo de suas composições, que hoje já são mais de 500.

Como instrumentista, participou de diversas bandas natalenses. Foi guitarrista no Pots (que interpretava suas canções), Nappaz e The Skareggae, e baixista na Velvet Blues, Delta 9 (esta também com algumas composições dele) e outras. Há 10 anos é baixista da lendária banda potiguar Alcatéia Maldita, que já tem 35 anos de existência. Júlio acompanhou ainda artistas potiguares como Lane Cardoso, Babal, Isaac Galvão e Pedrinho Mendes.

Ainda enquanto instrumentista, participou de musicais, como “Os Saltimbancos”, montado pelo Núcleo de MPB da EMUFRN em 2005. É baixista em festivais como o Forraço, promovido pela InterTV/Globo, e o Festival da Canção, organizado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O músico teve ainda experiência com música erudita, sendo 2° Contrabaixista na Orquestra Jovem.

Na ânsia de fortalecer a arte de seu estado, reuniu-se com outros artistas e promoveu o Movimento Popular do Sol, o MPSol, com o objetivo de funcionar como uma vitrine para atores, artistas plásticos, músicos e outros artistas que não tinham espaço para divulgar sua produção. O movimento resultou em dois shows que ocorreram nos anos de 2007 e 2008 tendo excelente receptividade de crítica e público.

» Contato
  • gidaliasantana@gmail.com
  • (84) 8899 3391 | (81) 9722 2627 - Gidália Santana [Assessoria de Imprensa]
  • (84) 9943 3504 - Júlio Lima
» Links
» Anexos
» Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.