REDE POTIGUAR DÁ MÚSICA (Oito da Noite)

 

 



No dia 1º de outubro, no palco do Teatro Alberto Maranhão, a Rede Potiguar de Música (RPM) realiza a mostra coletiva de música autoral, reunindo vários cantores/compositores da cena artística potiguar, que juntos organizaram-se para apresentar à cidade sua própria música e uma pauta: a criação de um Programa de Fomento para Música Autoral produzida no RN.

Por este motivo, a RPM mobilizou um elenco de músicos, instrumentistas e intérpretes que tocarão suas canções em duetos, dialogando com a proposta do Projeto Oito da Noite, defendido pelo coletivo para ser incorporado ao calendário cultural de Natal, caracterizado pelo encontro de gerações diferentes da música potiguar sob o mesmo palco, em programação regular aberta ao público, especialmente estudantes do ensino médio.

Nesse caso, além da ação simbólica que a noite prioriza, prevalece a beleza singular da música potiguar, interpretada em encontros inspiradores, basicamente com música orgânica, num ambiente estético sóbrio e o mais indicado para momentos dessa natureza.

A lista é extensa: Mestre Gláucio Teixeira, Zé de Cezário e Lulinha Alencar, Mestre Zorro e Pedro Neto, Antonio Ronaldo e Antoanete Madureira, Rousi Flor de Caeté e Natália Gonçalves, Iury Matias e Cínthia / Ana Tomaz, Ricardo Menezes e Clara Menezes, Carlos Zens e Fernandinho Régis, Ismael Dumang e Jo Bay, Esso Alencar e Wescley Gama. A ficha técnica completa ainda inclui Júlio Lima, coordenando o palco, Castelo Casado operando a luz, Wallace Regis como operador de som, além de Esso Alencar, na produção geral.

A RPM foi criada em 2010 e no ano seguinte fundou a COMPOR – Cooperativa da Música Potiguar (2011-2015). Com o passar da pandemia, a Rede vem fazendo gradativamente uma retomada de suas ações, encampando nessa primeira semana de outubro a II Semana Cultural da Música Potiguar (programação anexa), com uma gama de atividades todas voltadas para o âmbito de sua causa: a estruturação de uma política pública para o segmento.

Para viabilizar toda a execução foram necessárias várias parcerias, construídas através do Núcleo de Produção Cultural Cooperada, incluindo a FEL Produções de Arte, Grupo Teart de Teatro, Beju Produções, Casas da Flor, Paulo Lima Produção Audiovisual, além de eventuais apoios mais pontuais, não menos importantes. Cada músico também está se responsabilizando pela sua própria participação. 

O evento é uma iniciativa autônoma que conta com a cessão do teatro pela Secult-RN/FJA, dispondo de entrada gratuita, disponível ao público na plataforma Sympla até o dia 30 de agosto, via link: https://www.sympla.com.br/rede-potiguar-da-musica-oito-da-noite__2620656.

As senhas deverão ser retiradas na bilheteria do teatro uma hora antes do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.