Curso ensina a transformar música em negócio


07.03.2012 | 16:01


Agência Sebrae de Notícias

CAPACITAÇÃO

Curso ensina a transformar música em negócio

A capacitação será ministrada pelo empresário artístico Leonardo Salazar e visa oferecer conteúdo para músicos encararem a banda como uma empresa.
Cleonildo Mello

A carreira musical tem seu lado poético mas deve ser encarada como um negócio. Uma postura empreendedora e a gestão profissional da carreira artística podem render mais do que simples diversão. O Sebrae no Rio Grande do Norte oferecerá o curso Música Ltda que ensina como o planejamento e a administração financeira podem ajudar os artistas a vencer no mercado. O curso será realizado no Sebrae no período de 19 a 23 deste mês, entre 8h e meio-dia. As aulas serão ministradas pelo empresário artístico da banda Novos Bossais, Leonardo Salazar.

A proposta da capacitação é repassar aos participantes conhecimentos e técnicas que possibilitem entender a cadeia produtiva da música na atualidade, identificar comportamentos empreendedores, formalizar o empreendimento musical de modo sustentável, planejar a carreira e aposentadoria, assim como buscar fontes alternativas de financiamento. O conteúdo a ser abordado envolve a informações aprofundadas sobre a indústria da música interligadas ao empreendedorismo e ao Estatuto da microempresa, com noções de planejamento e finanças para esse tipo de negócio.

“É importante o músico ter não só visão artística, mas também da música como negócio, além de adquirir conhecimento sobre os novos modelos de negócios existentes nessa área para que o músico se mantenha no mercado, lidando com questões como pirataria e utilização de novas tecnologias nessa atividade”, diz a gestora do projeto Sebrae 2014 de Produção Associada à Cultura, Cátia Muniz, referindo-se a importância da capacitação oferecida pelo Sebrae.

No total, serão 20 horas de aulas expositivas, filmes, exercícios práticos e debates, capazes de proporcionar aos participantes uma visão mais empreendedora e de incentivar o gerenciamento profissional de uma banda de música. Daí a escolha do palestrante. Leonardo Salazar trabalha com o negócio da música desde dezembro de 2001. Além de ser empresário artístico, ele é autor do livro “Música Ltda: o negócio da música para empreendedores”.  É especialista em Gestão de Negócios, bacharel em Jornalismo e técnico em Contabilidade e também instrutor setorial de cultura do Sebrae em Pernambuco. Os interessados em participar do curso Música Ltda podem fazer a inscrição pelo 0800 570 0800. O investimento nessa capacitação é de R$ 40,00. Os inscritos ganham o livro de Leonardo Salazar.

No currículo, Leonardo Salazar participou de aproximadamente 250 eventos musicais, em 70 casas de show e 36 festivais, passando por 36 cidades de cinco países. Foi assessor de imprensa, assistente de produção, empresário/agente/produtor de artistas, promotor de shows, tour manager no Brasil e em alguns países da Europa, produtor fonográfico e sócio-administrador da própria microempresa de produção musical. Foi professor das disciplinas “Empreendedorismo” e “Elaboração de projetos culturais” do curso de Produção Fonográfica da faculdade AESO. Palestrante da Feira Música Brasil 2010. Atualmente ministra cursos, oficinas e palestras em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.