♪♫ A Rede invade Fortaleza!, por Daniel Campos

A Rede Potiguar de Música (RPM) marca presença em um dos mais importantes eventos de música do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza, que acontece de 18 a 21 de agosto na capital cearence. A comitiva potiguar, com aproximadamente 40 pessoas, entre produtores, músicos, roadies e demais integrantes da cadeia produtiva da música no RN vieram através de uma parceira do SEBRAE/RN com a FJA (Fundação José Augusto).

Duas bandas que integram a Rede foram selecionadas pela comissão da Feira e tocam neste sábado (21): Seu Zé e Camarones Orquestra Guitarrística. A RPM está com um Stand na Praça Verde do Dragão do Mar com CDs dos artistas potiguares e divulgando a própria Rede para visitantes de todas as partes do País. Ainda no sábado, começando as 18h a RPM fará uma Jam Session no Stand, com grandes músicos potiguares que estão presentes na Feira da Música.

A Rede Potiguar de Música é um coletivo de artistas, produtores, jornalistas e pessoas interessadas em fortalecer a cadeia produtiva no Rio Grande do Norte. As atividades da RPM visam unificar ações, estimulando o fazer coletivo de forma organizada, solidária e comprometida com a identidade cultural do Estado. Sua missão é consolidar o segmento musical, apoiando a profissionalização do setor.

A FEIRA DA MÚSICA DE FORTALEZA
Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, apresentou resultados mais concretos e conseguiu estabelecer um padrão elevado.

Ano passado, o evento reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB).

Para 2010, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com "um olhar para o Nordeste" e "outro para a América Latina". Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente.

Com toda a programação gratuita, a Feira da Música é um grande espaço do mercado musical, com shows, rodadas de negócios, oficinas, conferências, lançamentos, exposição etc., representando um importante pólo de discussão, divulgação e intercâmbio da produção musical, da indústria fonográfica e das mais diversas áreas que compõem o mercado musical. Em oito anos, a Feira tem gerado soluções para a cadeia produtiva da música, contribuindo para a consolidação de uma rede nacional e abertura de um mercado internacional para a produção independente.

A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (PRODISC) em parceria com o Sebrae-CE. Em 2009 contou com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura.

* Daniel Campos - produtor cultural e publicitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.